terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Truculência da Polícia 2
Ontem, sem saber do Relatório da Human Right Watch que sairia hoje, critiquei o excesso de violência da Policia Militar do Rio de Janeiro durante o jogo do Maracanã, antes e depois, e em outros pontos da cidade com torcedores. Não que não deva haver repressão quando há baderna, mas essa deve ser dentro dos limites da lei e do bom senso. Não foi o que houve quando espancaram pais com filhos no colo na porta do Maracanã.
Hoje a organização internacional publica relatório no qual revela que a Policia do Rio matou em 2008 mais que São Paulo(1137-RJ; 397-SP) e mais também do que os Estados Unidos (371).
E mais: em 2008, a policia prendeu 23 pessoas para cada morte, os chamados autos de resistencia; já a policia de São Paulo prendeu 348 prisões para cada morte! Nos EUA, são 37 mil prisões feitas pela policia daquele pais para uma morte. As fontes de dados são as oficiais. Não há o que contestar. Até da Africa do Sul a Policia do Rio ganha em mortes. Francamente, e ainda há quem defenda, como o Governador Cabral, a politica do confronto. O Relátório de 134 páginas critica o fato de que os crimes das policias são investigados pela própria policia o que faz crer que as apurações nao ocorrem. Diferentemente nos Governos Garotinho e Rosinha que tinha uma corregedoria externa de direitos humanos que atuava na investigação dos abusos e crimes dos policiais. Trata-se de um retrocesso que nos levará à barbarie ou aos tempos da ditadura militar. O Governo Cabral confunde repressão ao crime organizado, com confronto militar sem qualquer eficácia no combate ao crime.
às 17:45 Postado por Fernando Peregrino
Nenhum comentário:
Postar um comentário