As tragédias sempre começam com a irresponsabilidade de alguém.Como as autoridades permitem que se construa uma comunidade em cima de um lixão? Não só permitem como o Prefeito de Niterói, Sr. Jorge da Silveira, fez várias melhorias naquela comunidade. Não era mais correto se a Prefeitura construísse casas populares e removesse os moradores?
Mas a preocupacão dessses políticos é fazer demagogia popular. Alguém deixou construir sobre um lixão. Alguém sabia e deixou construir. Alguém sabia e fez silêncio. E é claro que as pessoas que estão debaixo daqueles escombros não sabiam onde estavam construindo seus lares, até porque se aPrefeitura urbaniza a comunidade, cria uma creche e outras melhorias, como imaginar onde estão pisando?
Todos lemos e vimos engenheiros da PUC e da UFRJ dizerem que um estudo foi feito e entregue às autoridades falando sobre o perigo que a Comunidade do Bumba corria e outras que também estão correndo pelo mesmo motivo. Daqui a três dias esta tragédia completa uma semana e não estamos vendo os Governantes fazerem nada para retirar os moradores das áreas de risco.
O Governador do Rio de Janeiro passou três anos e meio no Governo e não construiu nenhuma casa popular. O pouco que está sendo feito no Rio de Janeiro é referente ao PAC que é projeto do Governo Federal.
Mas o Governador se preocupou em renovar o Contrato do Metrô, que terminaria em 2018até 2038 (isso logo no começo de seu Governo) Agora, ao apagar da luzes, o Governador, mais uma vez, renova o contrato da Supervia(aliás vem prestando péssimo serviço à população) até 2028.Qual o motivo? É simples o escritório de advocacia que representa as duas empresas pertence a Dra. Adriana Ancelmo, esposa do Governador.
E é este senhor que quer se reeleger a Desgovernador do Rio de Janeiro. Tenho certeza que a população do Rio não permitirá que isso aconteça. Não adianta usarem a máquina, pois o eleitor está cada vez mais consciente.
Contabilista, Professora e Pedagoga Mariza Nobre
Rio 11/04/2010