sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Chuva arrasa São Cristóvão

Mais uma vez as chuvadas arrasam a cidade. A área da Rua Bela e as ruas em torno foram arrasadas pela chuva da noite do dia 14 de janeiro. Mas claro que isso já era esperado pois São Cristóvão como sempre está abandonado. Há anos se fala em revitalização de São Cristóvão, mas nenhum prefeito faz obras estruturais. Os ramais de esgotos são do tempo do império; as ruas são mal varridas; os bueiros não são desuntipidos e tudo mais.
O bairro está cheio de novos empreendimentos, mas as ruas continuam as mesmas. Como será daqui a dois anos quando mais de 10.000 moradores virão para o bairro. Como ficará a rede de esgoto que já é péssima. Nós moradores queremos o crescimento do bairro, mas de forma que tenhamos uma melhor qualidade de vida.
A rua General Bruce há 20 anos enche com qualquer chuva e hoje estão lançando um novo empreendimento com vários blocos de apartamentos. Como ficará essa rua após a construção desse emprendimento se até agora nada da prefeitura auar no bairro como um todo.
Em campanha o Prefeito Eduardo Paes prometeu que olharia para os problemas de São Cristóvão, mas como já era de se esperar, nem fala nem faz nada pelo bairro. E olha que não é um bairro qualquer: é o Bairro Imperial de São critóvão! Imagine se fosse o bairro dos operários? Desculpem a ironia. Nós queremos e muito ocrescimento do bairro, mas de forma ordenada e correta.
Os governantes têm muito o que fazer pelo bairro. Trazer novos empreendimentos é maravilhoso. trazer novos empresários gerando novos empreggos também é maravilhoso. Mas e a infraestrutura. Como essa imensa população vai ao supermercaddo se não há uma grande rede no bairro. A que havia fechou há anos e o seu terreno está abandonado até hoje. Onde esses moradores vão fazer suas compras? Como nós fazemos: temos que nos deslocar para outro bairro. Isso pode?
São Cristóvão já foi a 3ª maior arrecadação de ICMS do Município, hoje é um dos últimos. É claro que isso aconteceu não só por um motivo, mas sim pelo onjunto da obra.
Mas voltando para o que aconteceu com essa chuva: a Rua Bela ficou como sempre alagada. Portas de ferro foram derrubadas; uma banca de jornal foi parar no meio da rua. Na Rua Ricardo Machado uma papelaria foi destruída, suas portas arrebentadas; uma loja ao lado também teve a sua porta arrebentada; várias lojas ficaram alagadas e sua portas arrebentadas. E cadê o poder público? Nada.
Nós pequenos empresários tivmos nossas portas arrebentadas e a água invadiu nossos estabelecimentos e aí? Ficamos com nossos prejuízos.
A COMLURB mandou um gari e um fiscal para varrer a rua, mas foi uma piada. O gari passou a vassoura, mas a terra que estava acumulada no meio fio ficou; isto significa que se hoje chover, tudo poderá acontecer novamente.Pode o Campo de São Cristóvão encher mais ou menos meio metro?
Até quando vamos viver com tanta incompetência?!
Professora, Pedagoga e Contabilista Mariza nobre