quinta-feira, 1 de julho de 2010

Educação de qualidade é um direito de todos.

Fui aluna de escola pública desde o antigo jardim de infância até o final do ensino médio. No meu tempo entrávamos para a escola aos 6 anos de idade (jardim) e íamos até a quarta série - estudei no Colégio José de Alencar - Laranjeiras; em seguida tínhamos que fazer prova para entrarmos no ginásio num colégio estadual ou no Pedro II. As escolas particulares de ponta eram para os muito ricos e as mais simples para aqueles que não passavam nas escolas públicas. Era um minivestibular. Quem não conseguia entrar direto do "primário" para o "ginásio", fazia o admissão (prepara tório).
Quando terminávamos o ensino médio estávamos preparados para fazermos o que quiséssemos:havia o curso clássico, o científico, o técnico e o magistério.
Se você optasse pelo clássico suas pretensões estavam em fazer uma faculdade na área humana; se fosse o científico, sua pretensão era uma faculdade tecnológica ou biomédica, o curso técnico era para quem queria ingressar direto no mercado de trabalho e, obviamente o magistério você saía professora (primária)
O melhor de tudo isso é que estudávamos em escolas públicas de qualidade!
Minha prioridade é a volta do ensino público de qualidade. Lutarei muito para que todos tenham direito ao ensino de qualidade gratuitamente.
Professora, Pedagoga e Contabilista Mariza Nobre

Nenhum comentário: